segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Evangelho Mc 5,1-20




Mc 5, 1-20


Naquele tempo, Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá lo. Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo se com pedras. Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele e gritou bem alto: Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes! Com efeito, Jesus lhe dizia: Espírito impuro, sai desse homem! Então Jesus perguntou: Qual é o teu nome? O homem respondeu: Meu nome é ‘Legião , porque somos muitos . E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. O espírito impuro suplicou, então: Manda nos para os porcos, para que entremos neles . Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo. Os que tinham presenciado o fato explicaram lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu lhe que o deixasse ficar com ele. Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: Vai para casa, para junto dos teus e anuncia lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti . E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Evangelho Mt 5,1-12a


Matheus 5,1-12a

Naquele tempo, Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou se. Os discípulos aproximaram se, e Jesus começou a ensiná los: Bem aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.
Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Evangelho Mc 4, 35-41




Mc 4, 35-41


"[...] Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem? "

Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: Vamos para a outra margem! Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: Mestre, estamos perecendo e tu não te importas? Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: Silêncio! Cala te! O vento cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé? Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?
Palavra da Salvação.

Glória a vós Senhor.

O melhor de você

O MELHOR DE VOCÊ
Madre Teresa de Calcutá
Dê sempre o melhor
E o melhor virá...
Às vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas...
Perdoe-as assim mesmo.
Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta e interesseiro...
Seja gentil assim mesmo.
Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros...
Vença assim mesmo.
Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo...
Seja honesto e franco assim mesmo.
O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra...
Construa assim mesmo.
Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja...
Seja feliz assim mesmo.
O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã...
Faça o bem assim mesmo.
Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante...
Dê o melhor de você assim mesmo.
E veja você que, no final das contas...
É entre VOCÊ e DEUS...
Nunca foi entre você e eles!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Evangelho Mc 4,26-34



Mc 4, 26-34












Naquele tempo, Jesus disse à multidão:O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou .E Jesus continuou: Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá lo? O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar se à sua sombra .Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Evangelho Mc 4,21-25




Mc 4,21-25


Naquele tempo, Jesus disse à multidão: Quem é que traz uma lâmpada para colocá la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? Assim, tudo o que está escondido deverá tornar se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça . Jesus dizia ainda: Pres­tai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem .
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Evangelho Lucas 10, 1-9




Lucas 10, 1-9








Naquele tempo, Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia lhes: A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa! Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós .

Palavra da Salvação.

Glória a vós Senhor.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Evangelho Mc 3, 22-30



MC 3,22-30

Naquele tempo, os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.Então Jesus os chamou e falou lhes em parábolas: Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno . Jesus falou isso, porque diziam: Ele está possuído por um espírito mau .
Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Evangelho Mc 3, 13-19


Mc 3,13-19
Naquele tempo, Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios. Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Ze­bedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer Filhos do trovão ; André, Filipe, Bartolo­meu, Mateus, To­mé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Evangelho Mc 3, 7-12




Marcos 3, 7-12

Naquele tempo, Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam se sobre ele para tocá lo. Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: Tu és o Filho de Deus! Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

Palavra da Salvação.

Glória a vós Senhor.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Evangelho Marcos 3, 1-6


Marcos 3, 1- 6


Naquele tempo, Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá lo. Jesus disse ao homem da mão seca: Levanta te e fica aqui no meio! E perguntou lhes: E permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá la morrer? Mas eles nada disseram.
Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: Estende a mão . Ele a estendeu e a mão ficou curada.
Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá lo.

Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Evangelho Espigas debulhadas em dia de sábado




Mc 2,23-28

"O Filho do Homem é senhor também do sábado"







Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. Então os fari­seus disseram a Jesus: Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido? Jesus lhes disse: Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães . E acrescentou: O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado .
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Evangelho A misericórdia e o Jejum




Mc 2, 18-22


"Por isso para o vinho novo, odres novos"*







Naquele tempo, os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam? Jesus respondeu: Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos .
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Evangelho Vocação de Levi - A misericórdia e o jejum




Marcos 2, 13 17







Naquele tempo, Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse lhe: Segue me! Levi se levantou e o seguiu. E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam. Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores? Tendo ouvido, Jesus respondeu lhes: Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores .



Palavra da Salvação.




Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Evangelho CURA DE UM LEPROSO




Mc 1, 40-45


Naquele tempo, um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: Se queres, tens o poder de curar me . Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: Eu quero: fica curado! No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado.Então Jesus o mandou logo embora, falando com firmeza: Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles! Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá lo.
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011




Mc 1, 21-28

Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus . Jesus o intimou: Cala te e sai dele !Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem! E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.

Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011


Mateus 4, 12-17 / 23-25
Naquele tempo, Quando, pois, Jesus ouviu que João fora preso, retirou-se para a Galiléia. Deixando a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, à margem do lago, nos confins de Zabulon e Neftali, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: A terra de Zabulon e de Neftali, região vizinha ao mar, a terra além do Jordão, a Galiléia dos gentios, este povo, que jazia nas trevas, viu resplandecer uma grande luz; e surgiu uma aurora para os que jaziam na região sombria da morte (Is 9,1). Desde então, Jesus começou a pregar: Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo. Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Sua fama espalhou-se por toda a Síria: traziam-lhe os doentes e os enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E ele curava a todos. Grandes multidões acompanharam-no da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia e dos países do outro lado do Jordão.
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor.